Anonymous Piauí

Anonymous Piauí Blog | Desingn by 3NCRYP73R

Relógio

Tradutor

About Me

Minha foto
Nuclear System
Ver meu perfil completo

Popular Posts

Cbox

Visitantes

Twiter

Category List

Confronto deixa mortos no paraguai

Sete policiais e nove camponeses, ao menos, foram mortos durante reintegração de posse na fronteira com o Brasil Confronto deixa mortos no

FIPI Homenageia trabalhadores-atletas

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realizará na próxima segunda-feira (18) uma solenidade em homenagem aos trabalhadores atletas que ...

LulzSec e Anonymous ganham ramificações com novos ideais .

LulzSec Reborn é um dos novos grupos hackers que estão atuando depois da prisão de membros do antigo LulzSec As últimas notícias sobre ataques ...

Hackers estão atacando cartões de vale-alimentação no Brasil

Golpe utiliza páginas e emails falsos da Sodexo e já atingiu diversas vítimas no país. (Fonte da imagem: Divulgação/Sodexo) Um novo alvo dos hackers está...

Enem fecha inscrições com recorde de mais de 6 milhões de candidatos

Archive for 2012

Golpe utiliza páginas e emails falsos da Sodexo e já atingiu diversas vítimas no país.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sodexo)
Um novo alvo dos hackers está deixando muitos brasileiros preocupados na hora de ir a um restaurante. Especialistas em segurança estão em alerta com um golpe que rouba dados de cartões de vale-alimentação, vale-presente e vale-refeição emitidos pela Sodexo, uma das maiores do país no segmento.
Os blogs Segurança Importa e Crimelândia alertaram no mês de maio sobre ocorrências de golpes como esse, inclusive tendo acesso a pastas com dados pessoais de pelo menos 70 vítimas. A fraude, conhecida como phishing, se vale de emails e páginas falsos, nos quais o usuário clica em links maliciosos que roubam os dados da vítima.
Além dos cartões de alimentação, as instituições financeiras, como bancos e empresas de cartões de crédito, e os programas de fidelidade das companhias aéreas também têm sido vítimas de ataques de hackers no Brasil.
Fonte: G1

LulzSec Reborn é um dos novos grupos hackers que estão atuando depois da prisão de membros do antigo LulzSec

As últimas notícias sobre ataques hacker revelaram novos grupos utilizando o nome LulzSec como parte de suas identidades. Segundo a notícia do site CNET, nomes como “LulzSec Reborn”, “MalSec” e “SpexSec” são novos apelidos, mas os grupos continuam utilizando técnicas antigas.
Não há certeza se os membros das novas equipes são pessoas que integravam o antigo LulzSec. Entretanto, a postagem do site internacional cogita que podem ser indivíduos que adotaram a causa dos Anonymous e apenas utilizam o nome do grupo, que perdeu força.
Especialistas sugerem que a “marca” LulzSec é reutilizável e qualquer um pode aproveitá-la. Eles ainda apontam que muitos aderem e rejeitam a causa Anonymous constantemente, por isso novas ramificações podem aparecer a todo o momento.
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Qualquer membro pode desistir, “se não há princípio de organização, se eles crescem frustrados por não estarem alcançando impacto suficiente, se não estiverem satisfeitos com o investimento de tempo ou se estão cansados de bagunçar”, afirma Josh Corman, diretor de segurança inteligente da Akamai.
“Eles (grupos hackers) podem fazer uma operação nobre, mas na mesma semana haverá três ou quatro ações manchando a causa”, finaliza Corman. Você acha que os grupos estão dispersos? A falta de uma única causa é um problema? Criar novos grupos é uma solução efetiva?

Sete policiais e nove camponeses, ao menos, foram mortos durante reintegração de posse na fronteira com o Brasil


Confronto deixa mortos no Paraguai

Sete policiais e nove camponeses, ao menos, foram mortos durante reintegração de posse na fronteira com o Brasil
Reintegração de posse teve confrontos e mortes nesta sexta-feira / Norberto Duarte/AFP

Dezoito pessoas morreram e centenas ficaram feridas em confrontos entre policiais e camponeses sem terra nesta sexta-feira no Paraguai, próximo à fronteira com o Brasil. Segundo o ministro do Interior, Carlos Filizzola, o tiroteio aconteceu durante uma operação policial de reintegração de posse de uma fazenda invadida em Curuguaty, no departamento (estado) de Canindeyú, próximo à fronteira com o Paraná.

“São sete policiais e nove ou dez camponeses (mortos)”, disse Filizzola. O fato aumentou a tensão em torno da questão agrária no Paraguai.

A operação ocorreu na fazenda do empresário Blas N. Riquelme. Centenas de policiais chegaram ao local em veículos e helicópteros, com um mandado da Justiça determinado a retirada dos camponeses do terreno. O confronto armado ocorreu em uma região de selva que foi cercada pela polícia, segundo o Ministério do Interior.

O presidente Fernando Lugo lamentou as mortes em um pronunciamento na residência presidencial de Mburuvicha Roga, na capital do país. “Manifesto meu firme apoio às forças de ordem e me solidarizo com as famílias das vítimas fatais que entregaram suas vidas durante o cumprimento de uma missão”, disse o presidente.

Lugo afirmou que o governo está trabalhado para “devolver a calma e a segurança” à região. Porém, ao mesmo tempo, o Congresso Nacional convocou uma sessão extraordinária para analisar a situação.

Uma das possibilidades em discussão é a declaração de Estado de Exceção na região. A medida autorizaria o uso das Forças Armadas para conter a violência local. Ela já foi usada no país em outubro de 2011 (a pedido do Congresso) e 2010 (por ordem de Lugo) para combater guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP).

De acordo com a versão on line do jornal Ultima Hora, de Assunção, Lugo já teria determinado que as Forças Armadas participem das operações em Curuguaty.

A atuação de membros do EPP na resistência armada à desocupação da fazenda até agora é descartada pelo Ministério do Interior.

Parlamentares chegaram a cogitar a discussão no Congresso sobre uma medida para destituir Filizzola de suas funções. O ministro afirmou, por sua vez, que não pretende deixar a pasta. “Não vou renunciar ao cargo”, afirmou. Ele disse, ainda, que "não é a primeira vez" que o mesmo grupo invade as terras de Riquelme.

Os camponeses envolvidos no confronto fazem parte da chamada Liga Nacional de Carperos (Liga Nacional de Acampados, em tradução livre). Em um comunicado, a MCNOC (Mesa Coordenadora Nacional de Organizações Camponesas), que reúne setores dos sem terra, criticou o governo nacional.

“Rejeitamos os assassinatos de camponeses e de policiais e de centenas de feridos em uma mostra de irresponsabilidade do governo e destacamos que não será desta maneira que se dará uma resposta aos graves problemas da população paraguaia”, diz o texto.

A MCNOC tem reivindicado uma política de reforma agrária no país e critica a expansão do agronegócio no Paraguai.

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) realizará na próxima segunda-feira (18) uma solenidade em homenagem aos trabalhadores atletas que participaram do Campeonato Mundial da Confederation Sportive Internationale du Travail (CSIT) e dos Jogos Nacionais do SESI 2012.
As empresas piauienses trouxeram bons resultados de ambas as competições. A Gráfica Halley conquistou o terceiro lugar no campeonato internacional realizado no início deste ano em Israel.
Em relação aos Jogos do SESI, equipes das empresas Houston e COAVE receberam medalhas de bronze nas modalidades futebol de campo e vôlei de quadra respectivamente. No vôlei de praia a COAVE teve um desempenho ainda melhor e garantiu a segunda colocação.
A homenagem aos trabalhadores acontecerá na FIEPI, em Teresina, e tem o objetivo de reconhecer o bom desempenho dos colaboradores de indústrias locais nas duas competições.

Victor Santos esperou por mais de 15 horas para ser transferido


Um adolescente de 15 anos morreu por falta de ambulância em um hospital no Rio de Janeiro. Victor Santos precisava ser transferido, mas a ambulância demorou mais de 15 horas e o jovem não resistiu.

Victor sofreu um acidente de moto por volta do meio-dia de quinta-feira na Estrada dos Cajueiros, em Maricá, foi socorrido de carro pelo próprio pai, que o levou para o Hospital Conde Modesto Leal.

Após um exame de raio-x e uma tomografia, o médico que atendeu o adolescente disse que ele não precisava ser internado. Mas um pediatra que observava o atendimento alertou a família sobre a necessidade de internação imediata. Como não havia neurologista na unidade, a saída era transferir Victor para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói.

Mas a família esperou por 15 horas até que o veículo chegasse ao hospital e Victor não resistiu.


A Polícia Civil de São Paulo recuperou 36 livros antigos, a maioria do século 17. O acervo foi roubado do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e apreendido com um comerciante em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Diego da Silva Rodrigues, de 40 anos, era investigado há um mês pelas autoridades. Ele estava em um carro com os livros embalados, quando foi surpreendido pelos agentes, revelou o delegado Ricardo Cestari.



Desde a última quinta-feira (31), o Facebook passa por instabilidade em mais de sete países, incluindo regiões de Rússia, Estados Unidos, Suécia e China. Apesar da rede social ter confirmado os problemas no sistema, nenhum culpado foi apontado – até o grupo Anonymous ter deixado algumas pistas.
No perfil YourAnonNews, mensagens publicadas na noite em que os problemas começaram dão a entender que o Anonymous é o responsável por tudo isso. A conta chegou a twittar o clássico termo “tango down”, que indica um ataque do grupo, além da hashtag “#OpFacebook”, que seria uma nova operação hacker contra a rede social.
Já no dia seguinte, o mesmo perfil declarou que o Anonymous jamais atacaria o site, já que ele serve também para que membros da equipe troquem informações entre si. Fica então o mistério: afinal, quem atacou o Facebook?
Fonte: ComputerWorld, Twitter

 Anonymous Projeto Mayhem 2012 [vídeo]


O trabalho dos Anonymous não vai parar tão cedo: o grupo agora pretende ativar células dormentes, formando um “Clube da Luta” para uma batalha intensa contra a corrupção. Segundo o portal RT, o grupo estaria convocando seus membros para vazarem informações de seus locais de trabalho, gerando uma série de denuncias contra a corrupção em diversos níveis, por todo o mundo.
Em tradução livre, o texto que aparece em vídeo publicado no YouTube instiga: "Imagine que você compre um drive USB. Imagine que você leve ao seu local de trabalho. Imagine que você colete evidências de ilegalidade e corrupção. Imagine que, juntos, expomos todas as mentiras. Imagine vazarmos tudo."
A promessa é que durante 10 dias, a partir de 12 de dezembro de 2012, informações sobre ilegalidades em governos, instituições militares e do meio empresarial sejam publicadas. Ao contrário da primeira regra do Clube da Luta citado no vídeo – “Você não fala sobre o Clube da Luta” – a intenção dos Anonymous é mostrar ao mundo o resultado dos seus trabalhos, terminando o vídeo em tom ameaçador.
Para o portal RT, é difícil mensurar o nível de aceitação do projeto, já que ele está sendo divulgado de maneira descentralizada no grupo. Porém, vale destacar que, até o prazo estabelecido, ainda restam seis meses de mobilização.
Fontes: RT, rEVOLUTIONART2012 (YouTube)


Na Romênia, foram detidos 14 integrantes da legião internacional Anonymous. A investigação e detenção só foram possíveis através da colaboração de serviços secretos estrangeiros.
Segundo os investigadores, os “anônimos” conseguiram, em curto prazo, atacar 29 sites governamentais e comerciais, cujas informações foram divulgadas para uso livre.
Os hackers romenos provocaram, no ano passado, interrupções no funcionamento dos sites da NASA, do Pentágono, da Marinha de Guerra britânica e da Agência Espacial Européia. Suas ações afetaram também os maiores jornais europeus, entre os quais o The Daily Telegraph britânico e o Le Monde francês.



Anonymous cumpriu a ameaça de atacar o Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, que será disputado no dia 10 de junho, divulgando os dados de, pelo menos, 131 pessoas que compraram ingressos para a prova.
O canal de televisão público canadense ‘CBC’ divulgou nesta quinta-feira que fez contato com várias pessoas que aparecem na lista divulgada pelo grupo e confirmou que nomes, endereços de e-mail, números de telefone, entre outros dados, estão corretos.
O Anonymous entrou em ação apoiando jovens estudantes canadenses revoltados com aumento de 75% das taxas de matrículas nas universidades. Fora que uma lei aprovada em caráter emergencial contra os protestos também é alvo dos manifestantes. Quase 3 mil manifestantes foram presos desde o começo dos protestos, que já duram cerca de 108 dias. A Anistia Internacional e a ONU (Organização das Nações Unidas) já fizeram fortes críticas a lei. Segundo as duas organizações a lei “infringe os direitos de liberdade de associação e de livre arbítrio das pessoas”.
Junto com os dados dos compradores, os ‘hackers’ postou uma mensagem, dizendo que estão ‘ensinando a respeitar o esporte’. O texto ainda completava tentando mostrar ‘ideologia’ por trás do ato: ‘A grande riqueza do esporte não é o dinheiro, mas a liberdade. O Anonymous nos lembra da importância da esportividade’.
O governo segue tentando negociar com as lideranças dos manifestantes, mas ainda não alcançou sucesso em terminar com os protestos. Recentemente, um dos representantes foi preso por liderar uma manifestação logo após deixar a casa da ministra da Educação de Quebec, Michelle Courchesne.
Em caso semelhante ao do Bahrain, pessoas já admitem que o GP corre risco de não ser realizado pelos protestos. Uma manifestação próxima ao autódromo está marcada para acontecer no dia da corrida e vários outros protestos devem acontecer na semana em que a F-1 chega ao país. O Anonymous promete atacar o site oficial da categoria e de seus apoiadores nos dias dos protestos.

Como somos todos nerds, estamos sempre elevando esta categoria, fazendo questão de apontar todas as suas digníssimas qualidades.

Então, para continuar comemorando o dia de hoje, que tal relembrar 10 personagens nerds de filmes?Mas ser geek não serve só para o bem: há quem use seu conhecimento para o mal, ou simplesmente existem “vilões” que são clássica e obviamente nerds.
Obs.: Já que estamos falando de nerds e cinema, confira essa lista super legal sobre os 10 gadgets mais desejados dos filmes! Afinal, quem não queria um sabre de luz ou máquina do tempo?
1 – KENT (“ACADEMIA DOS GÊNIOS”, 1985)
Kent é não verdadeiramente mal, apenas mal intencionado e totalmente inocente, por isso é facilmente manipulado pelo verdadeiro vilão do filme, o Dr. Jerry Hathaway.
Porque ele é nerd: cria um sistema de rastreamento avançado, capaz de achar um ser humano a partir do espaço.
Porque ele é um vilão: sabota os esforços dos heróis do filme, incluindo explodir o laser de Chris Knight.
2 – THEO (“DURO DE MATAR”, 1988)
Theo é um nerd mercenário, que serve como arrombador de cofres/hacker. Uma coisa é certa: ele não é bom de briga, pois é derrubado com um soco.
Porque ele é nerd: consegue abrir um cofre de segurança com várias camadas.
Porque ele é um vilão: Muito nerd para matar alguém, mas feliz por ser um cúmplice em um assassinato.
3 – BORIS GRISHENKO (“007 CONTRA GOLDENEYE”, 1995)
Boris é um nerd com um senso de humor juvenil. Como muitos nesta lista, ele está pronto para fazer tudo o que envolver um grande pagamento.
Porque ele é nerd: consegue hackear um satélite, frustrando o FBI.
Porque ele é um vilão: sabota seus colegas de trabalho para serem massacrados e ajuda um criminoso a roubar uma arma de satélite.
4 – DR. ZACHARY SMITH (“PERDIDOS NO ESPAÇO”, 1998)
Ele não é nenhum vilãozinho de quinta categoria: Zachary Smith é assassino e astuto.
Porque ele é nerd: é um médico especialista em psicologia e cibernética.
Porque ele é um vilão: sabota o Júpiter 2 por dinheiro.
5 – O PESTE (“HACKERS”, 1995)
Ganancioso, esse hacker gosta de manipular os outros. Embora tenha respeito por seus colegas nerds, não hesita em usá-los para alcançar seus objetivos.
Porque ele é nerd: hackeia o banco de dados do Centro de Informações Sobre Crimes americano sobre para chantagear o herói do filme.
Porque ele é um vilão: arma um esquema para botar a culpa em adoráveis hackers adolescentes pelos seus crimes.
6 – ERIC KNOX (“AS PANTERAS”)
Você provavelmente se lembra do filme “As Panteras”, com Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore. Originalmente, no entanto, essa trama era um seriado com o nome de Charlie’s Angels (Anjos de Charlie, que são as três panteras). O chefe Charlie é aquele o qual só ouvimos a voz. Na história, Eric Knox é um nerd adorável, até que engana as panteras e tenta eliminá-las.
Porque ele é nerd: é um programador especialista que descobre como rastrear a localização de qualquer pessoa pelo som de sua voz.
Porque ele é um vilão: engana as panteras para tentar chegar ao seu chefe Charlie.
7 – SÍNDROME (“OS INCRÍVEIS”)
Ele sempre quis ser um super-herói. Quando o Sr. Incrível o humilhou, ele buscou vingança.
Porque ele é nerd: inventor e fabricante expert em robôs.
Porque ele é um vilão: matou a maioria dos super-heróis reais para que ele pudesse ser um falso.
8 – POLLUX TROY (“A OUTRA FACE”, 1997)
Irmão mais novo de um arco-terrorista, Pollux é o cérebro da organização – pelo menos no que se refere às questões técnicas. Socialmente disfuncional, ele precisa de seu irmão até para amarrar os sapatos.
Porque ele é nerd: projeta uma arma biológica capaz de acabar com Los Angeles.
Porque ele é um vilão: projeta uma arma biológica capaz de acabar com Los Angeles.
9 – COSMO (“HERÓIS POR ACASO”, 1992)
Hacker jovem e idealista, Cosmo foi pego roubando dinheiro da conta bancária de Nixon. Na prisão, ele mostra a alguns espertinhos como fazer ligações telefônicas gratuitas.
Porque ele é nerd: é um programador de computador expert.
Porque ele é um vilão: quer colapsar a economia e enviar nações inteiras à ruína.
10 – DR. ELDON TYRELL (“O CAÇADOR DE ANDROIDES”, 1982)
Como Tyrell pode ser um vilão? Porque ele ficou rico fazendo escravos!
Porque ele é nerd: projeta um cérebro a partir do zero.
Porque ele é um vilão: cria uma raça de replicantes (robôs) e os escraviza.

Você se considera um nerd? O conceito desse grupo de pessoas foi mudando ao longo dos anos, isso porque os caras mais poderosos do mundo atual foram, talvez, alguns dos maiores ícones nerds que já existiram. Steve Jobs e Mark Zuckerberg, por exemplo, ditam tendências que são seguidas no mundo todo. Eles são os "caras da vez", mesmo tendo sido alvos de piadinhas lá no passado.
 
Com essa mudança de conceito, nada mais natural do que uma mudança nas atitudes também. Hoje há mais respeito em relação ao grupo e, entre eles mesmos, existe o orgulho de serem o que são. A onda de vaidade e movimento pró-nerdice atualmente é tamanha que, em 2006, inventaram o Dia do Orgulho Nerd, comemorado anualmente todo 25 de maio. A data, como não poderia ser diferente, foi escolhida para coincidir com a estreia de um dos filmes de maior referência para os nerds: Guerra nas Estrelas, episódio IV.

Aqui no Brasil existem duas pessoas bastante incentivadoras do Orgulho Nerd: a dupla idealizadora do site Jovem Nerd. Desde 2002, Alexandre Ottoni e Deive Pazos não têm vergonha em se assumirem nerds e, por isso, até criaram uma terminologia que vive rodando o mundo digital, o Nerd Power. "Nerd é aquela pessoa que gosta de se aprofundar sobre o assunto, seja ele qual for. São aqueles que vão além do superficial e querem buscar mais conhecimento", explica Deive.

Segundo o "super geek", a cultura nerd tem se popularizado, pois hoje em dia os objetos de consumo de muita gente foram criados por nerds. "Aquele estereótipo de pessoa solitária e tímida existe em qualquer 'casta social' e não é mais associada só aos nerds. Os gostos dos nerds estão se expandindo e a gente gosta disso, porque cada vez mais criam coisas que gostamos", conta.

Graças ao crescente acesso à internet e à tecnologia, ser nerd hoje é cada vez mais comum e bacana.  Para quem não se considera um nerd e tem vontade de se aprofundar na cultura geek, existem algumas referências que não podem ser deixadas de lado. Logo de cara é preciso assistir aos seis filmes da saga "Guerra nas Estrelas", conhecer a história de Steve Jobs e Bill Gates por meio do filme "Piratas do Vale do Silício", comprar quadrinhos da DC Comics e Marvel, passar horas jogando os clássicos do PlayStation e SuperNintendo e ler obrigatoriamente títulos como "Senhor dos Aneis" ou "A Batalha do Apocalipse", do brasileiro Eduardo Spohr. 

Alguns nerds leitores do Olhar Digital também resolveram dar sua contribuição na celebração da data e nos mandaram algumas mensagens sobre o que é ser nerd e ter orgulho disso, além de dizerem quais são suas maiores referências no assunto.

"Nerd não é só gostar de filmes de ficção, quadrinhos e afins; É a atitude. Eu acho que existem nerds em qualquer aspecto, até os nerds ligados a esportes. Aquele cara que gostava de beisebol quando tinha 12 anos, conhecia tudo que tinha para conhecer sobre beisebol, e quando chegou aos 50 anos ainda é o fanático total pelo esporte, também é um nerd. Qualquer pessoa que segue a sua paixão até o fim da vida é um de nós." -  Rodrigo Barcalla Silva, 30 anos, editor.

"Ser nerd pra mim é ser uma pessoa que busca conhecimento além do seu tempo, como eu faço" - Caique ferreira, 17 anos , estagiário de T.I.

"Estamos na Era da Informação, é um misto de tecnologia e conhecimento, por isso o nerd hoje é valorizado porque isso é a base de um nerd: informação, conhecimento e tecnologia."
 - Karla Susiane dos Santos Pereira, Especialista emTecnologia da Informação.

"Woody Allen é uma referência por sua personalidade meio neurótica insegura, mas sem nunca deixar de ser genial. E claro, Star Wars, heróis da Marvel." -  Paulo Ferro Jr. 31 anos. Escritor, diretor de teatro e cinema.

"Os nerds do passado estão surgindo aos borbotões como novos criadores de algo inovador e que dá dinheiro." - Luiz Emanuel Simette de Mello Campos, 31 anos, consutor e vendedor de softwares.

"Esse dia na realidade é em memória ao Douglas Adams, autor da série Guia do Mochileiro das Galáxias. O nome oficial é Dia da Toalha, pela importância da toalha na série de livros. A obra dele é tão incrível e marcou a vida de tanta gente que o pessoal ´comemora´ esse dia lembrando da série de livros e homenageando o cara tirando fotos com toalhas ou saindo com uma toalha por aí." - Moisés Roberto de Araújo Mota, 23 anos, estudante de Computação.

"Startrek, Blizzard Entertainment, Starwars, Nintendo, Blade Runner, Big bang theory (o verdadeiro nerd pride)." - Daniel Gregório, 26 anos, analista de sistemas. 

Para quem quer curtir o dia, não se esqueça que a Rede Telecine programou três comédias sobre o tema: Sexdrive: rumo ao sexo (2008), Fanboys (2008) e Ideias geniais, nerds nem tanto (2006).

Quer deixar sua contribuição nerd? Escreva comentários contando quais são suas maiores referências no assunto!

Sabu, líder do Lulzsec internacional, fez postagem em português no Twitter.
Após ataques a sites do governo, deputados ressuscitaram 'PL Azeredo'.

 

Hackers envolvidos nos ataques contra o governo brasileiro, Petrobrás e polícia de vários estados estão se organizando para protestar contra a lei de cibercrimes, também conhecido como “PL Azeredo” ou PL 84/99, que estava parado há dois anos na Câmara dos Deputados. Até mesmo o líder do Lulzsec, grupo que atacou a CIA, o FBI e desafiou o governo dos EUA, publicou uma mensagem em português contra a lei, dizendo que ela cria “censura”.



O substitutivo ao PL 84/99, com redação dada na maior parte pelos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Aloísio Mercadante (PT-SP) – hoje, respectivamente, deputado e Ministério de Ciência e Tecnologia – pretende criminalizar as práticas de invasão de sistemas, negação de serviço, roubo de dados e disseminação de vírus. O projeto também prevê que provedores armazenem registros de endereços IP dos usuários por três anos, uma medida que já está valendo para alguns provedores desde 2008 devido à assinatura de um termo na CPI da Pedofilia.
O projeto foi aprovado no Senado em julho de 2008, mas precisa também de aprovação de Câmara dos Deputados, o que não aconteceu até hoje.
Para os hackers, o projeto é “censura”. O Lulzsec Brazil e o Anonymous estão planejando passeatas e devem organizar protestos também na web contra o projeto, segundo as mensagens.
Polêmica
O texto do projeto de cibercrimes enfrenta dura resistência também de alguns setores da sociedade e até do governo. Em 2009, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o projeto “é censura” durante o 10º Fórum Internacional do Software Livre (Fisl), em Porto Alegre. Na internet, campanhas consideraram o projeto um “AI-5 Digital”, em referência ao Ato Institucional 5, decretado pela ditadura militar para censurar a imprensa e dar o controle total do país ao governo federal.
O Ministério da Justiça deu início ao processo do Marco Civil - todos os internautas foram convidados a dar sugestões para uma lei civil – de direitos e responsabilidades na web, em vez de começar pela legislação criminal. Com isso, o projeto de lei de cibercrimes foi deixado de lado, até que os ataques recentes fizeram o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) colocar o assunto novamente na pauta da Câmara.

Projeto prevê até 1 ano de prisão para quem obtém dados sem autorização.
Texto, de autoria de quatro deputados, segue para votação no Senado.

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) projeto de lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular.
A proposta agora segue para votação no Senado. A aprovação da matéria na Câmara acontece em meio ao roubo de 36 fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann, que foram parar na internet. A polícia identificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Como ainda não há definição no Código Penal de crimes cibernéticos, os envolvidos serão indiciados por furto, extorsão qualificada, e difamação.
O projeto de lei aprovado na Câmara torna crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."
A proposta também estabelece pena de até um ano de prisão para "quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador" com objetivo de causar dano. O objetivo é punir quem cria e dissemina vírus de computador e códigos maliciosos empregados para o roubo de senhas, por exemplo.
Quando a invasão ocorrer para obter mensagens de e-mails, a proposta prevê pena maior - de seis meses a dois anos, além de multa. A proposta não prevê punição penal para o acesso a sistemas fechados para testes de segurança.

 

Agravantes
A pena de até um ano de detenção será aumentada de um sexto a um terço se a invasão resultar em prejuízo econômico à vítima. O texto prevê ainda pena de reclusão de seis meses a dois anos, além de multa "se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais e industriais, informações sigilosas assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido."
Neste caso a pena aumenta de um a dois terços se houver "divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos, se o fato não constitui crime mais grave."
O texto prevê que a pena será aumentada à metade se o crime for praticado contra presidente da República, governadores, prefeitos, presidente do Supremo Tribunal Federal, presidentes da Câmara, do Senado e de assembléias legislativas.
Pelo projeto, a ação penal nesse tipo de crime só poderá ter início mediante representação do ofendido, salvo se o crime for cometido contra a administração pública, qualquer dos Poderes da República e empresas concessionárias de serviços públicos.

Lei Azeredo
A proposta foi apresentada no ano passado pelos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D'Ávila (PC do B-RS), João Arruda (PMDB-PR), além do suplente Emiliano José (PT-BA) e do atual ministro do Trabalho Brizola Neto (PDT-RJ). A intenção foi substituir projeto apresentado em 1999 que ampliava o leque de crimes cibernéticos e ficou conhecida como Lei Azeredo, por ser relatada pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Essa proposta (PL 84/1999), ainda em tramitação, determina, por exemplo, a guarda e eventual fornecimento, pelos provedores de acesso à internet, do registro da navegação dos usuários, para investigações de delitos.
Os autores da proposta aprovada nesta terça (PL 2793/2011) argumentam que a tipificação penal de delitos deve ser mais restrita e que as mudanças devem ocorrer após a aprovação, pelo Congresso, do Marco Civil da Internet, que amplia garantias e direitos aos usuários.
Na justificativa do projeto, os deputados dizem que a proposta busca oferecer "alternativa equilibrada"  sem "operar a criminalização excessiva e demasiado aberta que permitiria considerar todo e qualquer cidadão como um potencial criminoso em seu uso cotidiano" da internet.

Ataque é o segundo sofrido pela Bitcoinica em menos de três meses.

Logotipo da Bitcoin (Fonte da imagem: WikiCmonnons/Domínio Público)
A Bitcoinica, empresa que fornece transações virtuais com o uso de Bitcoins, foi vítima de um novo ataque hacker em menos de três meses. Segundo informações disponibilizadas pela companhia, os invasores causaram o prejuízo de mais de 87 mil dólares. Como resposta, a empresa congelou suas transações temporariamente para evitar perdas ainda maiores.
Segundo Zhun Tong, fundador e CEO da Bitcoinica, uma tentativa de transferência ilegal de Bitcoins foi realizada, pela qual pouco mais de 18 mil Bitcoins foram enviados para uma conta desconhecida.  Tong, em nota publicada no site, comentou que informações como o nome, email e histórico de transações de seus clientes foram comprometidas no ataque.
A invasão hacker anterior causou o prejuízo de mais de 210 mil dólares à empresa. Gavin Andresen, líder da equipe de desenvolvimento da companhia, então prometeu reestruturar os códigos de segurança da Bitcoinica para evitar novos ataques.

Por que uma moeda virtual causou prejuízo real?

A Bitcoinica é uma empresa que permite que seus clientes convertam sua moeda virtual em dólares reais, agindo como se fosse uma casa de câmbio.  A moeda utilizada pela companhia é o Bitcoin, abreviado como BTC. Ela é regulamentada com um banco de dados virtual de acesso público global. Você pode ler mais sobre esta moeda em nosso artigo neste link.
Fonte: RT.com

Em entrevista, o hacker afirma que o Anonymous está se tornando cada vez mais politizado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Nos últimos meses, vários hackers do chamado hacktivismo Anonymous acabaram sendo presos por seus atos. Um deles é Christopher Doyon, também conhecido com Commander X, que liderava o grupo People’s Liberation Front. Ele terá de ficar 15 anos atrás das grades por ter invadido páginas municipais nos Estados Unidos – e as utilizado para protestar contra a política local.
Em uma entrevista ao National Post, Doyon disse que as prisões dos hackers funcionaram para assustar alguns deles, mas isso não é o suficiente para paralisar as ações do Anonymous. Ele afirma que os adeptos da ideologia Anonymous estão cada dia mais politizados, o que leva o movimento para muito além das invasões virtuais.
Doyon disse ao National Post: “Agora, temos acesso a cada banco de dados do governo dos Estados Unidos. Nós não hackeamos isso. O acesso nos foi dado pelas pessoas que controlam estes sistemas”. Para ele, o “Anonymous é a organização mais poderosa da Terra” e a influência do grupo sobre diversos setores da sociedade é a maior prova disso.
Fonte: National Post


O grupo hacktivista Anonymous divulgou, na noite da última terça-feira (09/05), dados pessoais dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que se recusaram a assinar o pedido de abertura de CPI para investigar o governador Sérgio Cabral.
"Senhores deputados, entendam que foram eleitos para representar os interesses do povo e não os próprios, nem de empreiteiras, nem de banqueiros e nem de contraventores criminosos. Entendam que o povo, que se constitui de milhões de indivíduos, está cansado. Cansado e sedento por justiça", diz o comunicado do grupo.
Fogo aberto
Entre os deputados que tiveram dados pessoais vazados, estão o líder do PMDB na casa, André Lazaroni, o líder do PT, André Ceciliano, e o presidente da Alerj, Paulo Mello (PMDB).
Falta de elementos
De acordo com os parlamentares que não embarcaram na CPI que pede a investigação da relação de Sérgio Cabral com o empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, faltam elementos que caracterizem irregularidades concretas. Para eles, as fotos vazadas pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) mostram apenas que Cabral e Cavendish eram amigos próximos, o que não constitui ilicitude, apesar de ser questionável.
Cachoeira in Rio
A Delta, de Fernando Cavendish, era a empresa usada pelo contraventor Carlinhos Cachoeira em uma série de atividades ilícitas. Segundo gravações da Polícia Federal reveladas na Operação Monte Carlo, Cachoeira comemorava as vitórias da empresa em licitações e alguns dos funcionários da Delta faziam parte de sua quadrilha.

Na manhã desta segunda-feira (14), as escolas da rede pública estadual de ensino retomaram suas atividades.

Ascom Seduc
Aulas são retomadas na rede pública de ensino (Foto:Divulgação / Seduc)

Para evitar maiores prejuízos aos alunos, principalmente os que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, que irão prestar vestibular esse ano, vários professores resolveram atender o apelo da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e retornaram as salas de aula na manhã desta segunda-feira (14).
Na Unidade Escolar Pires de Castro, localizada na zona sudeste da capital, as aulas tiveram início nesta manhã. A diretora da escola, Maria José, falou sobre as dificuldades enfrentadas no período de paralisação. “Os alunos vinham aqui e perguntavam quando iniciariam as aulas e temiam perder o ano. Mas graças a Deus, os professores, principalmente os de ensino médio, estão todos retornando”, afirmou.
E ainda sobre o calendário letivo, a diretora explicou que já estão montando estratégias para recuperar o tempo perdido. “Nós teremos aula todos os sábados do ano, e os alunos já estão conscientes que usaremos todo o mês de julho para reposição das aulas, ninguém vai ficar no prejuízo”, declarou.
A estudante do 3º ano, Karine Oliveira, 17 anos comemora o retorno as aulas. “Tem sido um bom começo. Os professores já iniciaram dando o melhor de si, eles estão bastante empenhados”.
No Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, as aulas vêm sendo aplicadas normalmente desde o início do ano. Os professores optaram por não participar da paralisação e garantir a preparação dos alunos. Nayara Paes Landim, 17 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio fala da importância de sua escola não ter aderido a greve. “Nossos professores não entraram em  greve e ainda estamos tendo aula tanto pela manhã, quanto à tarde. Estou absorvendo o conteúdo o máximo que posso pra conseguir ser aprovada no vestibular”, declarou.

Antecipação da tabela de pagamento garante ao servido a possibilidade de se programar ao longo do ano


Dinheiro (Foto: Divulgação)
O Governo do Estado do Piauí divulgou, nesta segunda-feira (26), a tabela de pagamento dos servidores estaduais referentes ao ano de 2012.
De acordo com o secretário estadual da Administração, Paulo Ivan, a antecipação da tabela de pagamento garante ao servidor público estadual a possibilidade de se programar ao longo do ano. "Agora, não existe mais aquela incerteza de saber quando o salário vai ser pago e o servidor público pode se programar", assinala.
Segundo Paulo Ivan, a política de antecipar a tabela de pagamento dos servidores públicos é uma medida que só pode ser tomada graças à eficiência da gestão financeira do Governo do Estado. "Isso é resultado de um planejamento e do controle dos gastos e despesas baseados na receita do Governo do Estado", destaca.
Confira aqui a tabela de pagamento dos servidores referente a

 

Para realizar a ação, a Nokia foi até a Islândia e lançou uma espécie de balão meteorológico contendo o Nokia 808 Pureview

14-05-2012 17:46

A Nokia segue explorando todas as possibilidades que a poderosa câmera de 41 megapixels do smartphone 808 PureView é capaz de oferecer. Dessa vez, eles decidiram enviar o aparelho para o espaço, para que o dispositivo capturasse cenas de uma perspectiva única aproveitando a alta definição de suas imagens.

Como muitos usuários se questionaram se uma câmera com resolução tão alta era mesmo necessária em um smartphone, a empresa mostra com o experimento que existem muitas formas diferentes de se utilizar um componente tão poderoso.

Para realizar a ação, a Nokia foi até a Islândia e lançou uma espécie de balão meteorológico contendo o Nokia 808 Pureview, que foi responsável pela gravação de um vídeo do espaço. A qualidade das imagens é realmente muito boa, apresentando a riqueza de detalhes e os belos cenários do globo terrestre.

O primeiro balão foi lançado durante a noite, e uma equipe de pesquisadores ficou responsável por monitorá-lo e determinar o posicionamento do telefone e o seu respectivo funcionamento. Depois, um segundo balão foi enviado, durante o dia, em um compartimento hermeticamente fechado. E dessa vez a experiência teve sucesso.


O planeta Terra registrado pela câmera do Nokia 808 PureView

O resultado do experimento você confere no final do vídeo divulgado pela empresa.



 

 

Os repórteres do CQC tiveram uma semana azarada. Felipe Andreoli e Mau Meirelles foram agredidos enquanto trabalhavam nesta terça-feira:

Maurício Meirelles teve microfone danificado em Curitiba e Felipe Andreoli levou um tapa na cara em Brasília. Ambos os reporteres falaram sobre os acontecimentos no Twitter:

@MauMeirelles : Perdemos um amigo aqui na Câmara de Curitiba: o microfone do #CQC


@BandNewsFMCtba Vereador João Claudio Derosso perde a linha, toma o microfone de@MauMeirelles do CQC e joga da janela do 4º andar. Ouça em 96,3 FM.

@andreolifelipe : Hoje, na Câmara dos Deputados, graças ao nobre Dep. Marcio Reinaldo Moreira, descobri o significado de "um tapa na cara da sociedade..."

Descobri q o agressor, Dep.Marcio Reinaldo Moreira, tem twitter:@mrm2020 Aqui o B.O.registrado por sua agressão


Felipe Andreoli também postou sobre o assunto em seu blog.

Nesta terça-feira entrevistei o Deputado Marcio Reinaldo Moreira (PP-MG). Fiz uma pergunta - voces verão no CQC - que nós nos fazemos todo santo dia. Ele me respondeu com um tapa na cara. Fora os xingamentos…
Lamentável este tipo de acontecimento. As duas matérias devem ir ao ar na próxima semana


Um júri federal dos Estados Unidos proferiu um indiciamento substitutivo no processo contra os supostos líderes da LulzSec e do Anonymous que acrescenta uma sexta pessoa à lista de acusados.
Um júri federal dos Estados Unidos anunciou um novo indiciamento (que substitui o antigo) no processo contra os supostos líderes da LuzSec e do Anonymou. O novo documento acrescenta um novo acusado à lista que já era longa. Dessa vez, quem passou a fazer parte do grupo que pode ser condenado é Jeremy Hammond (mais conhecido como Anarchaos, burn, POW, ghost e anarckaker, entre outros).
O indiciamento revisado traz Hammond como réu e o acusa de participar de invasões da LulzSec e Anonymous envolvendo os sites do Departamento de Segurança Pública do Arizona (DPS), bem como o do Stratfor (abreviação para Strategic Forecasting – Prevensão Estratégica). A data da acusação para Hammond ainda precisa ser agendada.
O indiciamento anterior já havia acusado quatro homens : Ryan Ackroyd (o kayla, lol, lolspoon), Jake Davis (topiary, atopiary), Darren Martyn (pwnsauce, raepsauce, networkkitten) e Donncha O’Cearrbhail (o Palladium). De acordo com o processo eles invadiram os sites Fox Broadcasting Company, Sony Pictures Entertainment e o Public Broadcasting Service (PBS). Esse indiciamento foi lançado em março de 2012 por um tribunal federal norte-americano. Ao mesmo tempo, Hammond foi preso e acusado de participar de ataques realizados pelo AntiSec, Anonymous e LulzSec, porém, ele não havia sido mencionado no indiciamento.
O líder confesso da LulzSec, Hector Xavier Monsegur (codinome Sabu), foi indiciado separadamente por 12 processos, conduzidos ao mesmo tempo.
Segundo o indiciamento substitutivo, Hammond liderou o ataque ao DPS do Arizona em junho de 2011. Por volta de 20 de junho do mesmo ano, forneceu os dados roubados a Sabu “incluindo mais de cem documentos marcados como ‘Informação Sigilosa’ e centenas de documentos internos, questões de segurança oficial, técnicas de aplicação da lei e planos operacionais”.
Agora, ele é acusado de planejar também os ataques a Stratfor, que ocorreram entre dezembro de 2011 e março de 2012. Segundo o indiciamento, Hammond e outros acusados roubaram aproximadamente 60 mil números de cartões de crédito – entre eles os códigos de segurança e data de validade – bem como registro de cerca de 860 mil clientes da Stratfor, incluindo nome de usuário, endereços de e-mail e senhas codificadas.
Segundo os documentos do tribunal, todos os acusados “usaram os dados dos cartões de créditos roubados para fazer pelo menos US$ 700 mil em cobranças não autorizadas”. Stratfor – que se diz uma empresa de inteligência global – violava as guias de conformidade PCI (padrão de segurança de dados), ao armazenar informações completas de cartões de créditos.
Ainda de acordo com os documentos judiciais, os dados da empresa foram upados pelos acusados “em um servidor localizado no Distrito Sul de Nova York”. As autoridades afirmaram que Sabu – mais uma vez, trabalhando como informante do governo – forneceu acesso ao servidor.





“Pádua Marques lançou o seu primeiro livro”
Uma noite onde estiveram lado a lado, literalmente falando, leitores e escritores, parentes, amigos, colegas de trabalho e até políticos para prestigiar o lançamento do livro A Rua das Flores, do escritor e jornalista Antonio de Pádua Marques Silva, na Academia Parnaibana de Letras. Reconhecidamente poucas pessoas, mas selecionadas entre aquelas que conhecem e circulam bem no mundo da comunicação, como o jornalista Bernardo Silva e o vereador Fernando Gomes, do PC do B.
A apresentação da obra foi feita pelo escritor e amigo de muitos anos, José Luiz de Carvalho, o mesmo que acaba de ser empossado presidente da Federação das Academias de Letras do Piauí, enquanto o perfil do autor de A Rua das Flores foi feito pela professora e contista Dilma Ponte de Brito. Os dois foram fartos em elogios ao jornalista e agora escritor reconhecido. Na resposta de agradecimento aos presentes, o escritor declarou que a cultura parnaibana necessita de um choque para se desenvolver.
Ele defendeu que entidades como a academia de letras parnaibana participem de eventos em outras regiões como o Festival de Inverno de Pedro II. Pádua Marques, perto de comemorar seus cinqüenta e seis anos de idade no dia 26 deste mês, já tem a exata noção do que o espera dentro dos próximos anos. Durante discurso do presidente da entidade, o também Pádua, mas Santos, declarou que o homenageado agora tem livro publicado e pode disputar uma cadeira, a antes ocupada pela professora Edmée Ferraz.
O presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades, jornalista José Alves Fortes Filho, não veio para o lançamento do livro de Pádua Marques, que alíás é membro daquela entidade, mas mandou cumprimentos e foi representado por José Luiz de Carvalho. Da mesma forma que João Alves presidente da Academia de Campo Maior,  Adrião Neto e José Itamar Costa Abreu, da Academia de Letras do Vale do Longá que mandaram cumprimentos. A Rua das Flores, o livro dedicado ao amigo Rubem Freitas, serviu para levantar questões assim tipo, a limpeza e a qualidade de vida da gente vizinha da lagoa do Bebedouro.

Anonymous invadiram o site da agência britânica de combate ao crime organizado (SOCA, na sigla em inglês),  nesta quinta-feira, no mais recente de uma série de ataques a alvos notórios como Nasa, Vaticano e empresas multinacionais.
A agência policial, considerada a equivalente britânica ao FBI, informou que o site saiu do ar na quarta-feira, após sofrer ataque de fonte desconhecida.

Um porta-voz da SOCA disse que não houve perda de informações confidenciais durante o incidente, conhecido como ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), uma forma de invasão que derruba o servidor de um site por meio de um bombardeio de pedidos de acesso.
“Decidimos desativar o site às 22h de quarta-feira. Isso foi feito para limitar o impacto do ataque sobre outros usuários hospedados no mesmo servidor”, afirmou o porta-voz. O site contém apenas informações abertas ao público e não oferece acesso a materiais operacionais.
Visitantes ao site da SOCA recebiam uma mensagem de erro de rede, com o texto “Ocorreu um erro de comunicação. Conexão recusada”. Não havia informações imediatas quanto aos responsáveis pelo ataque. A agência, que investiga crimes graves como tráfico de escravos, tráfico de drogas e aqueles que envolvem o uso de armas, fechou no mês passado 36 domínios de Web que estavam sendo usados para vender dados roubados de cartões de crédito.
A organização já havia sido vítima de ataques. Em fevereiro, membros do Anonymous divulgaram a gravação de uma conversa entre agentes do FBI e detetives londrinos, na qual discutiam planos de combate aos hackers. O ministro britânico Francis Maude alertou esta semana que os Jogos Olímpicos de Londres também devem ser alvo de ciberataques.

A Procuradoria-Geral de Nova York ganhou ação proposta pelo deputado Paulo Maluf (PP-SP) e seu filho, Flávio Maluf, que pediam a retirada do nome de ambos do alerta vermelho da Interpol (Polícia Internacional) – índex dos mais procurados em todo o mundo.
Em decisão assinada na terça-feira, a juíza Marcy Friedman, da Suprema Corte de Justiça do Estado de NY, rechaçou a argumentação dos advogados de Maluf e indeferiu o pedido do ex-prefeito de São Paulo (1993-1996).
A defesa pedia, além do arquivamento de ação contra os Maluf por suposto envio de US$ 11,6 milhões para conta bancária nos Estados Unidos, o afastamento do promotor americano que os incluiu na lista da Interpol.
A juíza recusou arquivamento do caso sob o argumento de que os acusados não provaram suas alegações. A procuradoria de NY sustenta que recursos controlados pelos Maluf migraram para conta na Ilha de Jersey.
A investigação mostra que parcela do dinheiro foi usada para cobrir despesas pessoais do ex-prefeito e sua família. A procuradoria o acusa por lavagem de dinheiro. Se condenado, Maluf pode pegar 25 anos de prisão nos EUA. Por meio de sua assessoria, ele voltou a negar que tenha contas no exterior.
O promotor de Justiça de São Paulo, Silvio Marques, declarou: “Caso o ex-prefeito e seu filho saiam do Brasil poderão ser presos e extraditados para os Estados Unidos”.

O Poder Judiciário encheu o carrinho de compras essa semana. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) empenhou R$ 13 mil na compra de 79,2 mil ovos de galinha branco, de tamanho grande. Foram adquiridos 6,6 mil dúzias de ovos no valor de R$ 1,98 cada. Outra despesa do órgão esta semana foi mais “fashion”. Foram gastos R$ 17,5 mil em 1,5 mil camisas gola polo, manga curta, três botões e são de tamanho P na cor azul marinho.
Já o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, em Santa Catarina, reservou R$ 5,2 mil em refis de sacos plásticos para embalar guarda-chuvas, são 20 caixas com capacidade para armazenar mil unidades. Cada refil custou R$ 260,00. Além disso, o Tribunal adquiriu dez aparelhos odorizadores de ambiente. Cada refil custa R$ 594,50 e ao todo foram gastos R$ 5,9 mil com a compra.
No Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, por sua vez, reservou R$ 22 mil com mais de 2,7 mil cestos de lixo. As lixeiras são de dois modelos, 250 delas suportam até 60 litros e custam R$ 25,54 (cada), já as outras 2,5 mil tem capacidade mínima de 14 litros no valor de R$ 6,27 (cada).
O Grupamento de Apoio de Brasília, pertencente a Aeronáutica, gastou R$ 2,1 mil com três diafragmas de válvula de descarga. Para cada diafragma foram desembolsados R$ 685,00. Já o Gabinete do Comandante da Aeronáutica aparenta se preocupar mais com tecnologia. Foram adquiridos dois celulares smartphone da marca Apple no valor de R$ 3,7 mil.
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), organização militar sediada em Manaus que qualifica miliares como guerreiros da selva, também fez compras nesta semana. O CIGS adquiriu rações para animais no valor total de R$ 665,00. Foram comprados um saco de rações para cães adultos de R$ 81,80, e oito sacos de ração para roedores de R$ 72,90 cada.
Para finalizar o carrinho, a Câmara dos Deputados. A Casa comprou duas unidades de refrigerador duplex com capacidade de 330 litros no valor de R$ 1,2 mil cada. A compra desembolsou dos cofres públicos o equivalente a R$ 2,5 mil.

Em janeiro de 1971, o engenheiro e político Rubens Paiva se tornou mais um dentre os tantos perseguidos políticos a desaparecerem sob a tutela do regime militar – de um total de 379 pessoas que perderam a vida, segundo o portal Desaparecidos Políticos. Agora, a Câmara dos Deputados pretende homenagear o ex-deputado federal com a aquisição de um busto de bronze e a elaboração de uma biografia, no âmbito das séries “perfis parlamentares”.

A aquisição do busto está orçada em RS 24 mil e a peça será feita pelo artista plástico piauiense Clauberto Antonio dos Santos. Ele é conhecido por já ter feito várias obras para órgãos públicos do Piauí, como a confecção de estátua de bronze de Tiradentes, em 2008, e ter assinado contrato para a produção de uma pintura em óleo sobre tela, que deve ornamentar a galeria de vereadores ex-presidentes da Câmara Legislativa de Teresina.
Quanto à biografia, que corresponde aos outros R$ 24 mil, esta está a cargo do jornalista Jason Tércio. O valor se destina a serviços que compreendem pesquisa de campo, organização das informações e pesquisa bibliográfica, além de redação da obra. As tarefas talvez se mostrem simples, afinal, o escritor já publicou um livro sobre a vida e morte de Rubens Paiva antes (“Segredo de Estado – O Desaparecimento de Rubens Paiva”, editora Objetiva).
A Câmara também separou R$ 25,9 mil para a compra de mobiliário novo: R$ 19,2 mil na aquisição de 12 poltronas, R$ 5,1 mil em seis banquetas e R$ 1,6 mil em um couch/sofá, modelos Barcelona com cor preta. Para prestação de serviços de limpeza e conservação em imóveis funcionais da Casa, com fornecimento de materiais, serão desembolsados R$ 2,4 mil.
A Secretaria Geral da Presidência da República, por sua vez, gastará R$ 2,8 mil na compra de 170 bolsas em lona crua – por meio de dispensa de licitação –, com as especificações de terem alça, fechamento com botão metálico com imã, bolsa interna fechada com zíper e medirem 30 x 40 cm. Já a Secretaria de Administração da Presidência pretende desembolsar R$ 368,7 mil na compra de 8 veículos utilitários da marca Kombi 1.4 totalflex, da Volkswagen.
Outra Secretaria, a do Superior Tribunal de Justiça, deverá onerar os cofres públicos em R$ 105,8 mil na contratação de serviços de organização de eventos. Serão R$ 28,1 mil para o encontro de diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, R$ 48,5 mil para o XXVII Encontro do Copedem e R$ 29 mil para o evento “atualização em direito eleitoral”.
Já o Supremo Tribunal Federal prevê a compra de três fogões elétricos, tipo cocktop, com acabamento de mesa vitrocerâmica lisa, controles digitais e quatro áreas de decocção: o valor total será de R$ 7,2 mil. Por fim, também estão previstos os gastos de R$ 79 mil com serviços de limpeza de veículos, com fornecimento de material.