Na manhã desta segunda-feira (14), as escolas da rede pública estadual de ensino retomaram suas atividades.
Ascom Seduc
Aulas são retomadas na rede pública de ensino (Foto:Divulgação / Seduc)
Para evitar maiores prejuízos aos alunos, principalmente os que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, que irão prestar vestibular esse ano, vários professores resolveram atender o apelo da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e retornaram as salas de aula na manhã desta segunda-feira (14).
Na Unidade Escolar Pires de Castro, localizada na zona sudeste da capital, as aulas tiveram início nesta manhã. A diretora da escola, Maria José, falou sobre as dificuldades enfrentadas no período de paralisação. “Os alunos vinham aqui e perguntavam quando iniciariam as aulas e temiam perder o ano. Mas graças a Deus, os professores, principalmente os de ensino médio, estão todos retornando”, afirmou.
E ainda sobre o calendário letivo, a diretora explicou que já estão montando estratégias para recuperar o tempo perdido. “Nós teremos aula todos os sábados do ano, e os alunos já estão conscientes que usaremos todo o mês de julho para reposição das aulas, ninguém vai ficar no prejuízo”, declarou.
A estudante do 3º ano, Karine Oliveira, 17 anos comemora o retorno as aulas. “Tem sido um bom começo. Os professores já iniciaram dando o melhor de si, eles estão bastante empenhados”.
No Centro de Ensino de Tempo Integral Didácio Silva, as aulas vêm sendo aplicadas normalmente desde o início do ano. Os professores optaram por não participar da paralisação e garantir a preparação dos alunos. Nayara Paes Landim, 17 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio fala da importância de sua escola não ter aderido a greve. “Nossos professores não entraram em greve e ainda estamos tendo aula tanto pela manhã, quanto à tarde. Estou absorvendo o conteúdo o máximo que posso pra conseguir ser aprovada no vestibular”, declarou.